Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

O que fazer depois da sondagem?

Eu sempre me questionei sobre o que fazer depois de uma atividade diagnóstica, por isso, acho que este post pode ser útil para aqueles que, como eu, são novos na educação e não entendem aqueles manuais!

De fato, todos sabemos que antes de qualquer planejamento é preciso fazer uma sondagem para diagnosticar o tipo de leitura e escrita que os alunos são capazes de fazer. Se a atividade de sondagem que eu postei não serve para sua série, você tem duas opções, pode me mandar um e-mail pedindo ajuda ou pensar em gêneros dentro das esferas linguísticas aos quais os alunos já estejam familiarizados, e fazer três perguntas sobre esse texto, procurando abordar as habilidades de LOCALIZAR, INTERPRETAR e COMPREENDER.

Procure estabelecer um padrão de respostas certas e erradas, mas dê abertura para novas formas de perceber o texto, lembrando sempre que não é porque o aluno escreveu algo coeso e coerente que deve ser considerado correto, porque pode não ser uma resposta para a sua pergunta.

Depois de corrigido, sugiro que se monte um controle que abarque os acertos individuais, mas também possibilite uma visualização geral da turma. Eu sugiro que se faça um X nas alternativas corretas... mas você pode criar outras formas de organização

Modelo: (se precisar, solicite por e-mail raqueldonega@globo.com)


A atividade que eu faço a seguir é a seguinte...
> Seleção dos alunos com as melhores respostas (sempre inicie pelas perguntas com menor número de acertos)
> Organização de grupos com base na qualidade das respostas
> Solicitação para que formulem a melhor resposta para a pergunta, englobando a resposta de todos os participantes da equipe
> Entrega de cartolina (ou papel craft) para que cada grupo escreva sua resposta
> Compartilhamento da resposta e explicação para toda a turma

bjks

Quel Donegá

2 comentários:

  1. Estou começando agora e tenho muita dificuldade em formular avaliações diagnosticas de leitura, gostaria de receber modelos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Por favor, gostaria de modelos de avaliações diagnósticas para o fundamental II, estou com salas de reforço e também começando a lecionar agora. Obrigada

    ResponderExcluir