Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Resenha - Como ensinar? Como fazer?

Em geral, trabalhar a tipologia expositiva é bastante complicado, pois exige planejamento. Se você escolher adentrar a argumentação, então, parece que os alunos não vão dar conta.

Daí a necessidade de se planejar atividades que demonstrem para os alunos que, a cada etapa, eles conseguem atingir seus objetivos e fazê-los seguir sem medo para as etapas seguintes.

Nesse processo, vou colocar 4 passos para adentrar a tipologia: Mapa Mental, Fichamento, Resumo e Resenha Crítica. Se quiser saber um pouquinho sobre como produzir um parágrafo, clica aqui.

Nesta etapa, vamos desenvolver a produção de Resenha Crítica. Trata-se de um gênero incluído na tipologia expositiva-argumentativa, caracterizada pelo teor analítico diante de um objeto. A parte argumentativa será construída a partir da apresentação do ponto de vista do autor, que deverá ser sustentada por argumentos. 

Antes de solicitar uma resenha, é importante que os alunos dominem os recursos de sumarização e a produção de resumos, isso porque uma característica importante do gênero é a exposição, que será trazidas justamente por meio desses recursos.

Para fins pedagógicos, as competências desenvolvidas são estas:

Competências Básicas – observação durante a atividade
1-  Reconhecer num resumo ou esquema, em relação ao texto-base que lhe deu origem, recursos de sumarização.
Competências Operacionais – Serão avaliadas as marcações no texto-base
2- Selecionar de um texto-base os recursos de sumarização para elaboração de um resumo ou esquema.
Competência Global – Será avaliado o texto final
3. Expressar opinião na produção de gêneros textuais que requeiram o uso de estratégias de convencimento do leitor (propagandas, resenhas, cartas de leitor, editorial, artigo de opinião, debate).

1º passo - Fichamento


b. Explique e exemplifique com o texto apresentado. (Aqui tem uma apresentação que eu fiz e que já contempla o passo a passo)
    Características importantes: Bibliografia
                                                  Parágrafo introdutório
                                                  Desenvolvimento (resumo)
                                                  Conclusão 

c. Solicite que os alunos escolham um objeto para analisar (essa liberdade é boa porque em geral eles já terão um posicionamento diante do objeto escolhido, então vocês poderão focar na estrutura textual, ao invés de focar no conteúdo em si)

d. O mais importante é produzir pelo menos o primeiro e o último parágrafo com posicionamento. Para isso, oriente-os a utilizar adjetivos, a indicar a intenção do texto e demonstrar quem seria o público-alvo ideal deste objeto. 

Exemplo de como começar o texto

Entre a introdução e a conclusão o aluno incluirá o seu resumo, em que poderá incluir, claro, opiniões. 

e. Durante o resumo (desenvolvimento do texto), a expressão de opiniões não precisa ser explícita. Dessa forma, caso tenham dificuldade de opinar nesse momento podem deixar para o final.

Exemplo de como terminar o texto

Mais pra frente vou fazer uma postagem sobre parágrafos argumentativos, daí será possível aprofundar a produção destes parágrafos intermediários.

Se quiser verificar como ficaram algumas das produções dos meus alunos entre em www.autoriatextual.blogspot.com

Quer discutir essa questão, tem dúvidas ou dicas? @queldonega ou queldonega@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário